top of page

Nise da Silveira - A Arte Cura




Falar da Nise da Silveira é um tanto desafiador, pois acredito que apenas palavras são uma forma extremamente limitante para conseguir expressar tudo que ela foi e o tanto que ela contribuiu para Arteterapia. A palavra é pouco pra expressar, por isso já começo recomendando um documentário: Nise – O coração da loucura, lá dá para entender um pouco da garra, empatia e o quanto Nise foi visionária. Ela mostra como a Terapia com a Arte pode curar e auxiliar em transformações profundas. Nise era psiquiatra, alagoana, formada numa época em que as mulheres não eram muito bem aceitas, imagine só foi a única mulher formada numa turma de 158 pessoas, 157 homens; Mudou para o Rio de Janeiro e começou atuar em clínicas e hospitais psiquiátricos.


Após um tempo reclusa por ser incitada como comunista começou a trabalhar no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, e começa a se opor às técnicas utilizadas para tratar internos, não aceitando utilizar o eletrochoque, isolamento e camisas de força. Lógico que indo contra seus companheiros de profissão recebeu uma “punição”, foi transferida para Terapia ocupacional, mas neste momento Nise inicia sua revolução em tratamentos das doenças mentais, começa utilizar em seus tratamentos a arte: tintas, pincéis, argila, a expressão através da arte, e assim seus pacientes esquizofrênicos se tornaram livres para se expressar, e o resultado é incrível! Nise se deparou com a melhora de comportamento, avanços psicológicos e ainda presenciou a criação de mandalas e verdadeiras obras de arte. Ao observar essas mandalas e obras, Nise iniciou a troca de cartas com Jung, e as obras reunidas de seu trabalho ganhou projeção internacional. Nise também foi pioneira ao observar o


valor terapêutico da interação com os animais. Como eu falei no inicio do texto, visionária e revolucionária, tanto que algumas de suas frases ainda cativam profundamente, um tapa da realidade das mãos maravilhosas de Nise:

“Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação"


“O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.”

“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade.”



Atender com a Arteterapia é uma entrega e transformação profunda, hoje é utilizada em diversos casos como em síndromes do pânico, ansiedade, depressão, baixa autoestima, traumas, etc. A arte permite expressar e transformar os mais diversos temas, nos permite acessar o inconsciente, percebe-lo e transforma-lo.






Comentários


Contato

Tatiana Provenzano . Psicoterapeuta Junguiana


Whatsapp: (11) 96643-5030

tatiprovenzanopsi@gmail.com

Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, 4.053 - Trix Office - Tamboré

Sala 314
Santana de Parnaiba, SP 06543-001 

Meu consultório está localizado na região de Alphaville, Zona Oeste de São Paulo.

Entre em contato e agende sua sessão terapêutica,  estou a disposição para auxiliar na sua nova jornada.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Siga meu Insta, descubra curiosidades e entenda mais das técnicas terapêuticas.

Obrigado pelo envio :)

bottom of page